[ editar artigo]

Zanine Caldas como tendência na arquitetura e design pelo uso da madeira ao lado de outros grandes mestres

Zanine Caldas como tendência na arquitetura e design pelo uso da madeira ao lado de outros grandes mestres

O tema de hoje no bate-papo semanal às 18h no Clubhouse em temas que abraçam a nossa Brasilidade foi o grande mestre José Zanine Caldas como uma das tendências na arquitetura e design e o uso da madeira como item sustentável e já usado por grandes nomes há tempos. Assunto que vem sendo resgatado nos movimentos atuais e futuros sobre a área.

O link do grande mestre como arquiteto e designer vem pelo resgate das nossas histórias e do que, de forma significativa, marcaram nossa forma de viver e trabalhar.

Cada participante contribuiu com referências e curiosidades que fizeram parte da vida do profissional, que em 2019 completaria 100 anos de idade e por isso foi homenageado com um Livro sobre a obra e a vida de JOSÉ ZANINE CALDAS - Mestre da madeira, criador visionário e multidisciplinar, pioneiro do pensamento sustentável, e que foi um dos grandes arquitetos e designers brasileiros de todos os tempos.  Clique na imagem para saber mais sobre o livro, que foi escrito por pesquisadores como Amanda Carvalho, que fez parte do bate-papo deste domingo.

Com ela, também esteve comigo moderando a sala a jornalista especializada em decoração Amanda Sequin, o lojista de Feira de Santana/BA Alexson Pazen, proprietário da loja Um Casa, O historiador e curador Christian Larsen, a business designer Gláucia Binda, a designer Ana Neute, o designer de interiores Márcio Vargas, o arquiteto Marcos Bertoldi e a empresária que representa reedições autorizadas de móveis Zanine Caldas, Cristina Alho, uma das responsáveis por essas conexões.

Caso você esteja no CLUBHOUSE e queira participar das próximas salas, busque o CLUB 'Brasilidades' e comece a nos seguir por lá.

 

Sobre as referências

José Zanine Caldas

Mais sobre o grande mestre, encontra-se no Youtube um documentário "Ser do Arquitetar", logo abaixo, e o Museu das Cadeiras Brasileiras, inaugurado em Belmonte/Bahia, cidade natal do mestre Zanine.

Projeto do designer filho de Zanine Caldas, Zanini de Zanine, o museu é localizado em uma antiga residência com organização do acervo pelo curador do The Metropolitan Museum of Art de Nova York, Christian Larsen - que esteve conosco na sala de hoje do Clubhouse. 

"Esse é outro ponto que reforça a importância e o reconhecimento do projeto para a valorização da cultura nacional e sua visibilidade, a nível internacional, especialmente para a rica herança cultural que Belmonte carrega", explica Zanini.

Confira a matéria completa sobre o Museu das Cadeiras Brasileiras clicando na imagem abaixo no site Archdaily Brasil.

 

Coleção BIOMA

Edição limitada de carimbos BIOMA lançados na SP Arte 2020 por Ana Neute, Otávio Coelho e Thiago Fink, por Etel Design. 

"A partir de um processo de observação, as ilustrações de Fink fazem um convite a diferentes composições. As flores da Cabreúva com as formas do Freijó ou os nós e galhos da Imbuia com as folhas da Sucupira. São inúmeras as possibilidades". 

 

Frans Krajcberg

Pintor, escultor, gravador, fotógrafo e artista plástico nascido na Polônia e naturalizado brasileiro. Em 2008 recebeu o grande prêmio da APCA, e, em 22 de junho de 2009, foi feito cavaleiro da Ordem do Ipiranga pelo Governo do Estado de São Paulo.

Abaixo deixo o trailer para o documentário sobre o artista chamado Manifesto, mas indico que procure mais sobre sua obra, pois há muito o que aprender.

 

Maria Cecília Loschiavo dos Santos

O livro Móvel Moderno no Brasil, de Maria Cecilia Loschiavo dos Santos, é uma referência para o design brasileiro, apontado como o melhor que já foi feito – ele resgata, inclusive, o caráter cultural, estético do móvel, em meio a problemas técnicos e comerciais. Clique nas imagens para verificar mais sobre o livro.


Ethel Leon

Doutora pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo, em seu perfil do Instagram vem ministrando cursos sobre o Design, e está na lista da jornalista Amanda Sequin, deixada como referência a indicação de seus cursos que já estão acontecendo ao longo de 2021, online.

 

Design do bom

Editado pela Jornalista de design  e Curadora da @designweekendsp , Winnie Bastian, o "Design "do bom" é inspirador, original, inteligente, inovador, autoral — ou tudo isso junto! ♥︎ ". Confira seus posts diários principalmente em seu perfil do Instagram.com/designdobom


Maurício Azeredo

O arquiteto é também reconhecido como o designer da madeira, por ser referência no uso da diversidade de madeiras brasileiras, e se envolver em seus projetos a pretenção de ressaltar a importância de se preservar as espécies para garantir que as florestas continuem a existir. Recebeu o prêmio Museu da Casa Brasileira em 1988, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, que mantém a premiação mais tradicional do segmento no País, por suas qualidades estéticas e sua clareza construtiva, por meio do sistema de malhete, e pesquisa de madeiras brasileiras, que é explorada em seus aspectos cromáticos e texturais, segundo artigo encontrado no site Habitus Brasil.

Fonte da imagem AQUI

 

Hugo França

Gaúcho, foi em Trancoso/BA que o designer se destacou no trabalho.

Segundo seu site próprio: "Desde o final dos anos 1980, desenvolve "esculturas mobiliárias", expressão usada primeiramente pela crítica Ethel Leon e adotada pelo designer por sua precisão em descrever a produção que ele executa a partir de resíduos florestais e urbanos - árvores condenadas naturalmente, por ação das intempéries ou pela ação do homem.

As peças criadas pelo artista nascem de um diálogo criativo com a matéria-prima: tudo começa e termina na árvore. Ela é a sua inspiração; suas formas, buracos, rachaduras, marcas de queimada e da ação do tempo provocam sua sensibilidade e o conduzem a um desenho cuidadosamente escolhido, uma intervenção mínima que gera peças únicas."

Julia Kratz e Fernando Mendes

O arquiteto Marcos Bertoldi contribuiu com duas referências, que já foram destaque em sua coluna na Revista TOPVIEW, da qual fazemos parte juntos aqui em Curitiba/PR. Para que conheçamos melhor as duas referências, anexo abaixo na íntegra as duas matérias, enviadas pessoalmente pelo arquiteto.

E você, tem contribuições para também nos fazer?

São todas bem-vindas aqui e aos domingos no Clubhouse, sempre às 18h.

Esperamos você. Para isso, busque pelo CLUB Brasilidades e seja sempre avisado quando uma sala estiver aberta ou fique atento aos meus stories no Instagram.com/adrianotadeubarbosa

Ótima semana a todos nós.

 

 

Movimento TOPVIEW
Adriano Tadeu Barbosa
Adriano Tadeu Barbosa Seguir

Sou um profissional do pensamento e da prática, um comunicador que busca movimentos do Mercado de Luxo para diferenciar pessoas no Marketing Pessoal, desde 2006, com aprovações nacionais e internacionais e conteúdos em diversos formatos.

Ler conteúdo completo
Indicados para você