[ editar artigo]

O que faz um arquiteto?

O que faz um arquiteto?

Em alguns anos trabalhando criando conteúdos para o mercado de arquitetura e decoração, muitas pessoas me perguntam sobre o que exatamente faz um arquiteto.

Em recente pesquisa feita pelo CAU/BR DATAFOLHA, Conselho de Arquitetura e Urbanismo Brasil, somente 15% dos brasileiros que reformam ou constroem já utilizaram serviços destes profissionais, que são responsáveis pela criação de plantas de arquitetura que impactam no bem-estar das pessoas no morar e trabalhar, bem como no conviver em cidades e locais públicos.

Em busca de mais detalhes para a pergunta que abro este texto, conversei com o arquiteto curitibano Arthur Calliari.

O que é importante no trabalho de um arquiteto?

Arquitetura é vocação. Eu nasci para ser arquiteto e o que mais me realiza é identificar e entender o sonho do cliente, as reais necessidades dele e as necessidades do espaço. 

Qual o diferencial do seu escritório?

O maior diferencial do escritório é que damos ao cliente a opção de fazer conosco não só o projeto, mas também a execução completa da obra. Nós projetamos e executamos, com isso ele evita o desgaste do processo, as dores de cabeça que toda obra tem, recebe as chaves na porta e nem por isso paga mais caro, ao contrário, acaba economizando.

Arquiteto Arthur Calliari - Residência GK 

Como você consegue entregar uma obra sem que o cliente se incomode e ainda gastando menos?

É fundamental ter um bom planejamento, uma boa equipe, bons fornecedores e se antecipar aos problemas. Além disso é importante  ter uma comunicação direta e transparente, assim executamos o projeto e a obra com cabeça fria e o cliente tranquilo.

Arquiteto Arthur Calliari - Über Ale Taphouse | Foto Matheus Kaplum

Não é fácil conseguir mão de obra de boa qualidade, como se resolve isso?

Não existe equipe perfeita, a gente trabalha com parceiros de longa data, pessoas conhecidas e testadas, tratamos eles de igual para igual, isso cria uma relação de respeito e comprometimento. 

Arquiteto Arthur Calliari - Torriton Men - Patio Batel | Foto Eduardo Macarios 

Alguns arquitetos tem fama de se preocupar só com estética, esquecendo as questões práticas, como você analisa isso?

Existem vários aspectos que devem ser levados em conta num projeto, questões legais e práticas, além das estéticas que também são importantes.  Se eu estou projetando uma casa ou prédio, preciso me adaptar as exigências da prefeitura, bombeiros, vigilância sanitária, etc.  Também preciso pensar na ventilação, iluminação, utilização de água de chuva, captação de energia solar, economia de energia e, principalmente, na melhor utilização dos espaços - o que vai facilitar a vida das pessoas no seu dia a dia. No final das contas, nós arquitetos não projetamos só paredes, temos que prever o que vai acontecer naquele espaço depois de ocupado, ou seja, como será o fluxo das pessoas, como elas vão trabalhar e viver nesse ambiente.  Tudo que é colocado num projeto terá efeito na vida das pessoas no futuro, logo penso na estética somente após o quebra-cabeça estar montado e com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida no espaço e na realização do sonho do cliente.

Arthur Calliari Arquitetos
(41)98864-6888
oi@arthurcalliari.com

https://www.instagram.com/arthurcalliari/

Movimento TOPVIEW
Adriano Tadeu Barbosa
Adriano Tadeu Barbosa Seguir

Sou um profissional do pensamento e da prática, um comunicador que busca movimentos do Mercado de Luxo para diferenciar pessoas no Marketing Pessoal, desde 2006, com aprovações nacionais e internacionais e conteúdos em diversos formatos.

Ler conteúdo completo
Indicados para você