[ editar artigo]

O paranista Palhaço Zequinha recriado pelo artista Nilson Müller

O paranista Palhaço Zequinha recriado pelo artista Nilson Müller

Com uma loja a ser inaugurada no Largo da Ordem, ao lado das ruínas de São Francisco, no centro histórico de Curitiba, o Palhaço Zequinha volta à cena pelas mãos do arquiteto Nilson Müller Filho, responsável pelo espaço colorido, alegre, valorizando a brincadeira, alegria e o convívio familiar entre produtos que são colecionáveis e novidades que seu pai, o renomado artista Nilson Müller, criou nesta nova temporada de um personagem que é expressão paranista neste movimento que simboliza o estado do Paraná.

Foto Brasilio Wille

A história do Palhaço Zequinha

Criado na década de 1920 na capital paranaense estampado nas embalagens de balas de açúcar e corante de origem polonesa, o Palhaço Zequinha se destacou através de figurinhas que o representava em dezenas de situações.

As balas tiveram grande sucesso e foram relançadas até meados de 1960, através de diversas empresas que haviam adquirido os direitos acerca da marca.

Em 1979, o artista Nilson Müller redesenhou um Zequinha mais “rechonchudo” e animado para ser colecionável em um álbum de figurinhas próprio chamado Clube do Zequinha.

Zequinha viajou, realizou diversas atividades de lazer e profissionais e visitou grandes obras e empresas públicas. Tanto o álbum, quanto as figurinhas, eram trocadas por notas fiscais, em uma campanha idealizada pela agência PAZ e lançada pelo Governo do Estado do Paraná. Novamente, o Zequinha foi um sucesso! Nessa época, teriam sido distribuídas mais de 200 milhões de figurinhas! Quem completasse o álbum tinha direito a prêmios especiais, conta Nilson Müller.

Relançado em março de 2021, mês do aniversário de Curitiba, esse icônico personagem da terra dos pinheirais, através de contrato de licenciamento com os empresários Robson Krieger e João Luís Vieira Teixeira para o artista Nilson Müller, chega com diversos produtos personalizados e um novo álbum de figurinhas, abordando novas atividades e profissões para 200 imagens diferentes e mais 8  figurinhas especiais, permitindo que também as novas gerações possam conhecer, colecionar e trocar as tradicionais figurinhas do famoso Zequinha.

Linha temporal do palhaço Zequinha (Arte: equipe de criação lojadozequinha.com.br )

E como surgiu essa questão do relançamento do álbum do Zequinha?

O artista Nilson Müller, e sua família, sempre tiveram esse interesse, mas esbarravam na questão da falta do registro da marca do personagem criado no fim da década de 1970. Diversas pessoas já o haviam procurado com o objetivo de lançar um novo álbum de figurinhas, mas a ideia estava em processo.

Em meados de agosto de 2020, após uma “live” em um programa de televisão que vai ao ar aos sábados à tarde, a família do Ilustrador viu a oportunidade de “reviver” o Zequinha na forma de produtos diversos e retomou a ideia de um possível relançamento do álbum.

Por uma feliz coincidência, o empresário João Luís Vieira Teixeira, idealizador do portal de vendas Sambay express comentou com seu amigo e um dos sócios nesse negócio, Robson Krieger (artista plástico, empresário e galerista), que seria bacana alguém complementar o desenho do logotipo dessa empresa, que era apenas da cabeça de uma arara, com as cores do Brasil. Então, Robson lhe disse que a melhor pessoa para fazer isso seria o Sr. Nilson Müller, antigo conhecido seu. 

Assim, depois de uma breve visita dos empresários ao artista, em poucas horas, já havia na prancheta um esboço muito simpático da arara-canindé solicitada! Quando os empresários foram ver o desenho, conversaram sobre outros assuntos e também perguntaram sobre o eventual ressurgimento das figurinhas e do respectivo álbum, pois chegaram a colecionar esses itens e seria ótimo ter esses produtos em seu portal já registrados como marca Zequinha by Nilson Müller.

Nessa mesma esteira saudosista e paranista que permitiu o relançamento do álbum, foram surgindo ideias para diversos outros produtos, que, hoje, somam cerca de 30 tipos diferentes. De bolas de gude, baldinhos para pipoca e bambolês até camisetas, relógios de parede e fones de ouvido.

Fotos assessoria

Como faço para saber mais

Até que a Loja do Zequinha em Curitiba, Paraná, possa ser totalmente aberta devido às restrições quanto à Pandemia, as compras podem ser feitas “on line” no site lojadozequinha.com.br

Movimento TOPVIEW
Adriano Tadeu Barbosa
Adriano Tadeu Barbosa Seguir

Sou um profissional do pensamento e da prática, um comunicador que busca movimentos do Mercado de Luxo para diferenciar pessoas no Marketing Pessoal, desde 2006, com aprovações nacionais e internacionais e conteúdos em diversos formatos.

Ler conteúdo completo
Indicados para você