[ editar artigo]

Let's build bridges, not walls - Martin Luther King

Let's build bridges, not walls - Martin Luther King

Gostaria de te convidar a uma reflexão sobre comunicação: que mares estamos navegando e como estamos ajustando as velas? Como nos comunicamos e o que produzimos como resultado?

Eu sou Niura Henke, professora de inglês corporativo, e uma entusiasta da pesquisa e observação do papel da comunicação nos contextos em que estamos inseridos e os que construímos.

Estamos vivendo um momento ímpar, que nos convida à reflexão e moderação, é um freio ao desatino de um mundo que desconsiderava os limites da velocidade em detrimento do respeito à natureza, ao ser humano, aos valores mais essenciais. Você percebeu que o novo mundo está em paz? Nenhuma guerra (nova), diminuição significativa do número de acidentes, mais tempo para realizarmos as coisas essenciais... é uma incrível oportunidade de evoluirmos. A nossa conexão com a natureza, com nossos "fellow citizens" e os outros seres ao nosso redor, a forma como estabelecermos esta conectividade será determinante na construção do novo mundo que queremos - pontes de ligação ou muros de isolamento. Qual o nosso legado nesta construção?

Certamente você sabe que nos comunicamos das mais variadas formas. Emitimos mensagens através das roupas que escolhemos, nos ornamentos que constituem nossa casa, na linguagem corporal em todas suas nuances, no ritmo que empreendemos ao caminhar, e por aí afora. A linguagem verbal é certamente uma questão de irrefutável importância - ao escolher falar ou silenciar, na determinação das palavras que carregam a representação da nossa mensagem, no tom que empregamos - na criação do contexto que desejamos.

Quanto à linguagem que adotamos, esta comunicará nosso tom, traduzirá o objetivo a que viemos. Como nas roupas que escolhemos para nossa marca pessoal, a linguagem que nos representa será colorida pelo tom que determinarmos. Podemos nos revestir de elegância e bom gosto, serenidade e paz, significado e valor, empatia e respeito.

A comunicação tem papel determinante nos ecos que produzimos e será este o tom que receberemos em retorno.

Que este momento nos proporcione a sabedoria de desenvolvermos o talento da comunicação bem cuidada - seja em nossa vida pessoal, ou no trabalho - que saibamos ouvir, falar e também silenciar, para navegarmos mares conturbados com velas alinhadas para um mundo melhor e de pessoas com mais consciência de que "we are not alone, we depend on each other".

É um luxo evoluirmos do mundo ensimesmado para o coletivo de empatia e respeito - comuniquemos ao novo mundo a nossa linguagem pessoal de "I care!".

Imagem fonte google.

Movimento TOPVIEW
Niura Henke
Niura Henke Seguir

Niura Henke, mestra em ensino de inglês pela School for International Training , USA. Realiza cursos e treinamentos corporativos voltados ao business English.

Ler conteúdo completo
Indicados para você