Cuidar da imagem é receita básica para prosperar no mundo dos negócios, da paquera ou para estar bem consigo mesmo.
A mente humana está programada para julgar a aparência em apenas 3 segundos. Esse é o tempo que temos para causar uma boa primeira impressão.
Um psicólogo da Universidade de Oregon (EUA), Frank Bernieri, e autor do livro “Interpersonal Sensitivity”, escreve algumas dicas sobre como mandar bem logo de cara:
- Seja expressivo – pessoas expressivas são consideradas mais atraentes. Gesticule, sorria, mantenha a postura ereta;
- Olhe nos olhos – é fundamental para que objetivos como transparente, honesto e tranquilo sejam associados à você;
- Não viva engomado – é verdade que o desleixado transmite falta de profissionalismo e de autoestima, mas valorizar demais a exterioridade é tão maléfico quanto boicotá-la;
- Saia da zona de conforto – os que contribuem intensamente com o grupo são considerados mais atraentes;
- Não conte vantagens – os únicos que podem ouvi-las são seus amigos íntimos, mesmo as verdadeiras. Quem conta vantagem desperta mais inveja do que admiração;
- Cuidado com as baladas – além de minar a saúde, as baladas infindáveis colocam em xeque seu profissionalismo, exceto se você for DJ ou promotor;
Outro livro interessante para se aprender um pouco mais sobre imagem é “A primeira impressão é a que fica” (Ed. Sextante), onde a co-autora Ann Demarais diz que “Os homens falam demais sobre os assuntos que dominam” e essa é a dica final deste artigo: Jamais use seu conhecimento para esmolar o próximo. Se o assunto é cinema, fale de besteirol americano. No piano, toque um sambinha. Será culto e descolado numa tacada só.
Cuidar da imagem remete muitos outros cuidados, mas para começar já temos dicas suficientes e uma imagem de deixar qualquer Marketing Pessoal bem trabalhado.
A dica 7 e final vem de um vídeo super especial em meu canal do Youtube - NOVAS ROUPAS GASTANDO POUCO, clique AQUI ou abaixo, e sucesso pra nós!
Sou um profissional do pensamento e da prática, um comunicador que busca movimentos do Mercado de Luxo para diferenciar pessoas no Marketing Pessoal, desde 2006, com aprovações nacionais e internacionais e conteúdos em diversos formatos.