[ editar artigo]

Brasil (re)descoberto EP 03 - Os Biomas brasileiros aos olhos da arte design pela designer Ana Neute

Brasil (re)descoberto EP 03 - Os Biomas brasileiros aos olhos da arte design pela designer Ana Neute

O Brasil têm 6 Biomas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): a Amazônia, a Caatinga, o Cerrado, o Pantanal, a Mata Atlântica e o Pampa. Cada qual reunindo uma grande comunidade biológica com características semelhantes.

Em especial, o Bioma da Amazônia acolhe a maior bacia hidrográfica do mundo, que detém 20% da água doce do planeta: a Bacia Amazônica. Sua fauna e flora é reconhecida pelas milhares de espécies diferentes em sua composição.

Os outros 5 Biomas brasileiros também detêm suas particularidades que fazem do Brasil um dos países mais diversificados em sua natureza do mundo.

Os Biomas são responsáveis pelo equilíbrio da biodiversidade e também contribuem com o clima em suas regiões.

Olhando para esta riqueza, e também despertando a atenção para madeiras nobres  do Bioma Brasileiro, Ana Neute, Otavio Coelho e Thiago Fink criaram o projeto BIOMA.

É uma edição limitada de carimbos das folhas, flores, galhos e frutos de seis diferentes espécies de árvores nativas brasileiras, esculpidos a mão nas suas respectivas madeiras.


"As madeiras que utilizamos hoje são a Imbuia, Freijó, Sucupira, Cabreúva, Angelim Pedra e Jequitibá. E já estamos desenvolvendo caixas com espécies novas e desdobramentos do projeto", comenta a designer Ana Neute.

 

As madeiras nativas brasileiras

A árvore de Jequitibá é considerada a maior árvore nativa do Brasil, pode ter de 30 a 50 metros de altura, com diâmetro de cerca de 2 metros e corre o risco de extinção. Tem ocorrência em áreas de mata atlântica e pode ser encontrada nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Também pode ter ocorrência em alguns estados da região nordeste.

                            Madeira Jequitibá. Fonte madeireiracedrotatui.com.br

A árvore da madeira Freijó é natural da região da floresta amazônica. Pode ser encontrada nos estados do Amazonas, Amapá, Acre, Pará, Rondônia e Mato Grosso, e é muito utilizada na arquitetura de interiores e design de mobiliários.

                            Madeira Freijó. Fonte madeireiracedrotatui.com.br

A árvore de Sucupira é nativa do Brasil e embeleza principalmente a região do Cerrado. Ela cresce até a altura média de 18 metros, alcançando um tronco com 0,6 metros de diâmetro. Essa árvore também é muito usada na medicina popular., suas sementes, cascas e raízes combatem diversas doenças como o reumatismo e a diabetes.

                     Madeira Sucupira. Fonte madeireiracedrotatui.com.br

A árvore da madeira Bálsamo ou Cabreúva ocorre em todas as regiões do Brasil. É prevalente na Bahia e do Mato Grosso ao Paraná. Também é encontrada nas matas serranas do Ceará e no agreste de Pernambuco.

                    Madeira Cabreúva. Fonte madeireiracedrotatui.com.br

A árvore símbolo do estado de Santa Catarina, a Imbuia, está presente e associada principalmente com a Floresta com Araucárias, podendo atingir 25 metros de altura e viver até 500 anos. É considerada uma espécie nobre e já foi muito importante para o desenvolvimento econômico do país. Devido ao seu uso desenfreado atualmente se encontra na lista de espécies ameaçadas de extinção.

                           Madeira Inbuia Fonte madeireiracedrotatui.com.br

E por fim, a Angelim é uma árvore gigantesca, que pode crescer até 60 metros de altura e tem ocorrência no Brasil, nos estados do Amazonas, Acre, Amapá, Mato Grosso, Pará e Rondônia.

                       Madeira Angelim. Fonte madeireiracedrotatui.com.br

 

A coleção BIOMA

Os designers Ana Neute, Otavio Coelho e o artista Thiago Fink trouxeram o olhar da arte design para as madeiras nativas brasileiras que representam o Bioma Brasileiro.

A vontade de fazer algo em parceria que fosse uma soma do trabalho dos três já existia há um tempo, mas foi em 2019, em uma ação durante a DW, em ilustrações com carimbos de luminárias, que eles oficializaram a ideia lançada em agosto de 2020 na SP-Arte Viewing Room em sua edição online. Em novembro de 2020, também fizeram uma exposição na Etel Design adicionando duas novas espécies de árvores. A exposição contou com as seis caixas da coleção de carimbos do Projeto Bioma, além de dez gravuras e dois desenhos originais, assinados por Thiago Fink.

O Projeto Bioma prevê a catalogação de espécies nativas da flora brasileira (Foto: Divulgação Exposição Etel Design 2020 / Projeto Bioma)

Os carimbos são esculpidos na marcenaria Otavio Coelho, a partir de peças de madeira que seriam descartadas, mas que não perderam seu valor, seu significado e sua beleza. São madeiras nobres dos biomas brasileiros, utilizadas no mobiliário e em objetos de luxo, assim como na construção e arquitetura.

Surgiu a vontade de fazer uma xiloteca de uma maneira diferente. O corpo do carimbo é feito da madeira da respectiva árvore e os desenhos, feitos por Thiago Fink, são a sua representação. Uma maneira de mapear as árvores e ser um objeto interativo e aproximar as pessoas de uma forma lúdica e sensível do Bioma brasileiro, explica Ana Neute.

Foto: Divulgação / Projeto Bioma

A coleção está disponível para encomenda através da marcenaria Otavio Coelho e o valor é sob consulta. 

As peças vem com certificado de autenticidade e a coleção tem tiragem limitada de 100 cópias, sendo 25 unidades de cada uma das 4 caixas.

O comprador pode tanto comprar uma caixa única ou o conjunto completo e as madeiras utilizadas nesta primeira edição são a Imbuia, Freijó, Sucupira, Cabreúva, Angelim e Jequitibá. 
 

Foto: Divulgação / Projeto Bioma

Perguntada sobre o aprendizado que o projeto deixará na vida dos três, Ana Neute relata que os carimbos, os desenhos das árvores e as prints são todos parte do projeto Bioma, e que eles acreditam que a conexão, afeto, e familiaridade são qualidades fundamentais na sua preservação e valorização.

 

Saiba mais em https://www.ananeute.com/bioma

E acompanhe o dia a dia dos envolvidos em:

https://www.instagram.com/ananeute/

https://www.instagram.com/otavio_coelho/

https://www.instagram.com/thiagofink/

Foto: Divulgação / Projeto Bioma

Movimento TOPVIEW
Adriano Tadeu Barbosa
Adriano Tadeu Barbosa Seguir

Sou um profissional do pensamento e da prática, um comunicador que busca movimentos do Mercado de Luxo para diferenciar pessoas no Marketing Pessoal, desde 2006, com aprovações nacionais e internacionais e conteúdos em diversos formatos.

Ler conteúdo completo
Indicados para você