Tudo bem pessoal? Hoje em dia muitos adeptos de exercício físico vem buscando melhorar sua performance de treino e qualidade de vida fazendo Liberação Miofascial. Você já ouviu falar?
A técnica manual vem se popularizando muito rapidamente pela efetividade na performance esportiva, prevenção de lesão e qualidade do movimento na hora da pratica esportiva.
A técnica consiste em utilizar pressões específicas em pontos onde a musculatura esta sobrecarregada, formando pontos de dor chamados Pontos Gatilhos. Esses pontos são formados por acumulo de catabólitos que prejudicam a circulação de sangue no local desfavorecendo a oxigenação dos tecidos. As fáscias que recobrem a musculatura são formadas por tecido conjuntivo. Essas fáscias se movimentam sobre os músculos e quando estão tensas podem prejudicar o movimento muscular favorecendo ainda mais as tensões.
Muitos se confundem ou acreditam que a técnica demanda muita força para aplica-la, mas é exatamente ao contrário. As pressões exercidas na técnica são mais firmes e demandam mais de força, só que quem dita a força é o paciente.
Claro que alguns pontos podem doer ou ate mesmo incomodar um pouco mais, mas nada que seja absurdo. Lembre-se: O primeiro pensamento é sempre em não machucar o seu paciente, para depois pensar em ajuda-lo.
Praticantes de Crossfit, musculação, natação, corrida, Fisiculturismo e muitos outros esportes vem utilizando a técnica como meio preventivo.
Os benefícios são variados. Tais como: Melhora muscular, aumento de amplitude muscular e articular que favorece o ato esportivo, melhora na definição muscular, redução de dor, melhora da qualidade de vida pessoal e profissional, melhora na qualidade do sono, entre muitas outras.
Vale sempre salientar a importância de se procurar um profissional qualificado para realizar a técnica para se obter o máximo desempenho em sua pratica esportiva e também no seu dia a dia.
Quem me acompanha no Instagram (@lgb.fisio) sabe o quanto me preocupo com a prevenção de lesão e com a qualidade de vida de meus pacientes. A técnica bem aplicada pode te proporcionar uma vida com muito mais qualidade.
Fonte: Pixabay
Agradecimentos: @djonialexi e @adrianotadeubarbosa
Sou Fisioterapeuta atuante na área de Osteopatia, Liberação Miofascial e Prevenção de Lesão Graduando em Osteopatia pela Escola de Osteopatia Madrid. Aqui você saberá um pouco mais sobre minha forma de atuar dentro da Fisioterapia. Vem comigo!