[ editar artigo]

Arquiteta e paisagista Ana Trevisan cultiva o jardim sede da CASACOR/SC

Arquiteta e paisagista Ana Trevisan cultiva o jardim sede da CASACOR/SC

Profissional combina espécies de plantas nativas e bem adaptadas da região para proporcionar uma experiência tropical e integrada ao ambiente

A primeira sensação é a que fica e também cria vínculo. A arquiteta e paisagista Ana Trevisan, do escritório Ana Trevisan Paisagismo + Arquitetura, pensou em todos os estímulos para envolver os visitantes do Espaço + UM. Seja a pé, de carro e/ou em passagem pela avenida SC 401, endereço onde será realizada a CASACOR / SANTA CATARINA - Florianópolis, de 18 de julho a 29 de agosto.

"Queremos que os visitantes e usuários ao entrarem no complexo tenham uma percepção acolhedora, sintam a ambiência de um lugar especial e único", afirma a paisagista do elenco 2021.  

Nada árida e monótona, a vida pulsa na área externa como convite também para permanecer por ali e sentir a paisagem envolta. Há um lounge a céu aberto para respirar o ar puro e passar tempo à vontade. 

Destaque para a paginação de piso pensada para todo o complexo. A sinalização do pedestre demarca as áreas em duas cores de pavimentos drenantes (pavers). E rasgos com piso grama invadem a área de estacionamento e levam o verde para a superfície dura e concreta.  

O jardim tropical evidencia a biodiversidade da vegetação nativa e as espécies bem adaptadas à cidade. Da Mata Atlântica vêm as árvores Pata de vaca (Bauhinia forficata), Quaresmeiras roxas (Tibouchina granulosa), as herbáceas Flor de Íris Azul, Costela de Adão.

 "Usamos plantas tropicais, facilmente encontradas na nossa região, da nossa encosta que permeia a cidade. E, para criar uma memória visual com o local.
Seja no caminho ordenado pelas quaresmeiras roxas, as patas de vaca que além de sombra para os automóveis trazem ainda beleza e leveza. Sem contar as forrações com as strelízias, helicônias, costelas de adão encontradas na região de Mata Atlântica. A nossa ilha tem bastante biodiversidade, temos vegetação de restinga, litorânea como também as de Mata Atlântica na encosta. Mesclar foi um dos objetivos do projeto, aliando a questão de forma e função no contexto do empreendimento", explica.


Com o tema “Casa Original” a mostra catarinense será realizada em formato híbrido - físico e digital - e seguro de acordo com os decretos municipal e estadual.

 
#curiosidade: 3x4 - Ana Trevisan


Quem acompanha o perfil do escritório no Instagram percebe a energia e autenticidade que a arquiteta e seu time de colaboradoras conduzem o dia a dia e projetos de arquitetura de exteriores. A relação com o cenário natural foi estimulada desde cedo e Ana replica a importância de uma área verde para a vida. Este ano o escritório comemora marco relevante da trajetória, que coincide com a abertura de novo espaço tendo como cenário inspirador a vista icônica cartão postal de Florianópolis, a Ponte Hercílio Luz. 



PATROCINADORES

Deca, Tintas Coral, Espaço +UM.


Sobre a CASACOREmpresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2020 chega à sua 34ª edição em São Paulo, com 15 praças nacionais (Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ribeirão Preto), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).

SERVIÇO:
O que: CASACOR / Santa Catarina - Florianópolis

Quando:18 de julho a 29 de agosto

Terça a sábado: das 13h às 21h

Domingos: 13h às 19h

Instagram: @casacorsc
Site: https://casacor.abril.com.br/

OBS: Horário de funcionamento sujeito a alterações de acordo com os decretos estadual e municipal.

 

Movimento TOPVIEW
Ler conteúdo completo
Indicados para você