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A saída estratégia da Bottega Veneta das redes sociais

A saída estratégia da Bottega Veneta das redes sociais

A saída estratégica da Bottega Veneta das redes sociais mostra ousadia e confirmação de tradição para o segmento do mercado de luxo. Basta você procurar hoje a marca nas redes sociais e você não irá encontrar os perfis nas principais redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter.

Como postado pela TOPVIEW, "na terça-feira (5), a luxuosa marca italiana Bottega Venetta gerou surpresa ao deletar todos os perfis da grife nas redes sociais".

Milhões de seguidores agora irão se concentrar no site oficial da empresa, alguns poucos escolhidos sites de e-commerce e em contas de influenciadores digitais e líderes da indústria que são convidados para as ações de marketing, como os desfiles - que já aconteceu para apresentar a coleção Primavera/Verão 2021 e foi postado no Youtube, que ainda permanece ativo.

Para falarmos sobre esta ação, que ao meu ver é ousada, audaciosa, cheia de estratégias e absolutamente futurista, converso com o publicitário Beto Harger, CEO da Mega Comunicação Estratégica , com operação no Brasil e no Canadá.

 

Será o offline o novo luxo? O que pensar sobre a Bottega Veneta, que deletou todas suas mídias sociais?

Beto Harger - Acredito que é sim uma atitude ousada, mas vem de uma empresa com uma estrutura de marketing bastante madura, que compreendeu quais canais que interferem em valor de marca e vendas. Não é qualquer um que pode tomar esta atitude, mas creio que ficará no radar de vários players para ações futuras.

E como, para você, fica o marketing da marca?

Beto Harger - Junto da ação arrojada que já gera bastante destaque para a marca na imprensa, existem outros canais de marketing e vendas que continuam sendo explorados, como por exemplo os marketplaces, além disto, mesmo não tendo os canais nas redes sociais, a marca não sairá das redes justamente porque influenciadores e clientes vão continuar compartilhando suas peças e agora com um apelo muito maior: a exclusividade.

Como você define esta exclusividade?

Beto Harger - Creio que os consumidores se identificam com uma marca, principalmente na moda, porque de certa forma ela faz você se sentir especial, ela enaltece a sua individualidade. A estratégia de marketing fora das redes sociais exige muito das marcas para que tenham mais atitude do que só discurso, é o famoso "walk the talk". Nesta linha, creio que a empresa vai ter mais evangelizadores que se identificam com ela, levando seu nome para realmente a linha de frente, falando dela, que e o que importa ao fim das ações, fazendo a marca ser lembrada por um período maior de tempo e não somente por uma ação específica. 

Quando você falou sobre o offline ser o novo luxo, o que quis dizer exatamente?

Beto Harger - As redes sociais têm sua grande importância, porém, vale lembrar que têm dono, controle, algoritmo, metas e métricas de vaidade. Estão cada vez mais deixando de ser entretenimento e informação útil para criar usuários tristes com fotos bonitas. Por este motivo eu acredito que as ações offline nunca vão perder o encanto e aproximar pessoas da experiência com as marcas. Todo mundo quer postar uma experiência offline que ninguém teve, que é exclusiva. Para isto existem PDVs inusitados e ações de guerrilha encantadoras.

Claramente você comenta que a marca é madura, que não é para todos. Como os pequenos e até mesmo pessoas podem aprender com esta atitude?

Beto Harger - Que fazer marketing não é só postar conteúdo e apertar o botão "promover". Exige planejamento, conhecimento profundo das necessidades e desejos do seu cliente e um acompanhamento contínuo de resultados para crescimento com base nas metas do negócio e com isso decidir quais ações fazer e quais não fazer.


 

E para você, leitor, como enxerga a saída da marca das redes sociais?

Você mesmo já pensou em sair delas quantas vezes?

 

 

Movimento TOPVIEW
Adriano Tadeu Barbosa
Adriano Tadeu Barbosa Seguir

Sou um profissional do pensamento e da prática, um comunicador que busca movimentos do Mercado de Luxo para diferenciar pessoas no Marketing Pessoal, desde 2006, com aprovações nacionais e internacionais e conteúdos em diversos formatos.

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