[ editar artigo]

A importância do design no mercado imobiliário

A importância do design no mercado imobiliário

O mobiliário influencia na valorização do imóvel. Para garantir uma experiência real ao consumidor, o segmento de imóveis de alto padrão no mercado imobiliário tem investido em apartamentos decorados com mobiliário requintado, parcerias com grandes marcas e convite de nomes importantes da arquitetura para comandar os projetos. Tudo isso para garantir o cuidado com os detalhes e qualidade dos materiais, que trazem sofisticação e conforto aos moradores.

De acordo com o SECOVI-SP, as vendas para o mercado imobiliário de luxo crescem a um ritmo de 20% ao ano no Brasil - e não diminuíram com a pandemia.

Em comunicado ao mercado no início de julho sobre prévia de resultados, o grupo JHSF anunciou que as vendas na Fazenda Boa Vista subiram 532% na comparação do 2º trimestre de 2019 com o mesmo período deste ano. As vendas saíram de R$ 45,6 milhões e foram para R$ 288 milhões.

Só em Curitiba, o número de edifícios de luxo ou superluxo lançados subiu 250% em 2019.

A última pesquisa da Brain sobre o mercado de imóveis de alto padrão e de luxo, de Curitiba, se refere ao primeiro trimestre deste ano. Neste período, houve um aumento de 37,5% na venda de imóveis de alto padrão e de luxo, com a comercialização de 227 apartamentos na Capital. Deste total, 142 apartamentos foram na categoria de alto padrão, contra 57 de janeiro a março de 2019, ou seja, 149% a mais.

E o perfil do cliente, segundo a SIS3 Imóveis, imobiliária especializada em imóveis assinados e de alto padrão, tem procurado casas em condomínios, coberturas, casas de praia e chácaras, com propostas objetivas e à vista financeiramente.

Mesma opinião do presidente da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), Luiz Antônio França, que diz ter verificado, por meio de pesquisa de tendências, que os compradores passaram a valorizar mais sacadas, casas, jardins e coberturas. “É uma mudança de comportamento importante", segundo entrevista realizada pela Folha de São Paulo em julho de 2020.

 

"É a forma de investir com segurança, incluindo clientes investidores que estão retirando seus recursos da baixa rentabilidade da renda fixa e procurando imóveis diferenciados, até mesmo salas comerciais e lajes em edifícios com selos de certificação ambiental como o LEED, garantindo a economia de energia e outros atributos que valorizam o negócio", afirma Fernanda Cunha, uma das sócias da SIS 3 Imóveis.

 

Mudanças e novos conceitos do Luxo

Mudando o tom do texto para uma escrita mais pessoal e buscando trazer os novos conceitos do Luxo, conseguimos entender que a definição foi acelerada com a COVID-19. 

O que antes vínhamos percebendo que o luxo representava ao nos fazer sentir o alto padrão, agora se acelerou e ficou ainda mais intenso.

Buscamos mais segurança, liberdade e conforto, atributos que se associaram à conexão com a natureza, individualidade e o poder trabalhar e morar no mesmo local.

Para comprovar e até mesmo exemplificar todo este movimento, conversei com a arquiteta Suelen Parizotto em uma LIVE descontraída no meu instagram.com/adrianotadeubarbosa e no instagram.com/patiobatel no dia 15/julho, que você pode rever clicando na imagem abaixo ou AQUI.

 

Suelen Parizotto é arquiteta com forte atuação em Curitiba/PR e vem se destacando no mercado imobiliário com projetos assinados buscando no design o aumento da sua autenticidade.

O design toma proporções porque estamos interessados em histórias que ele nos conta. Muito também associado à arte, ao artesanal, chegando a termos como alfaiataria arquitetônica, que tem por essência nos causar estímulos emocionais.

Destacando do luxo um dos novos conceitos que é o que sentimos.

       Projeto assinado pela arquiteta Suelen Parizotto usando mobiliário Artefacto

 

Olhando para nossas casas, elas ficarão para sempre como centro de nossas atenções, pois, por mais que o mundo volte com a dinâmica de antes, o que temos experimentado em estar em contato com o nosso refúgio que se tornou nosso novo morar, nunca mais será desapegado.

Aqui, quero puxar o olhar orgânico e a ancestralidade que o feito à mão por designers e artesãos em marcas como Artefacto, que tem por essência este conceito e que representa muito da nossa brasilidade lá fora, tem se dedicado ao trabalhar com nomes como Sérgio Matos e Patrícia Anastassiadis, puxando arquitetos locais que seguem a mesma linha de criação, como Suelen.

O morar bem e a qualidade de vida já eram protagonistas do alto padrão, e hoje, com cada vez mais a associação do design ao mercado imobiliário, soma à valorização de peças assinadas na decoração, arquitetura e arte, o investimento que pessoas fazem em seus locais de viver e trabalhar.

     Projeto assinado pela arquiteta Suelen Parizotto usando mobiliário Artefacto

 

A brasilidade que destaca

Em um país continental, com tantas histórias e pluralidade, o valor se dá ao descobrir o que é único, muito destacando a regionalidade e pessoas, verdadeiros artesãos com técnicas ancestrais que passam por gerações.

O que por um certo momento foi esquecido por muitos de nós, tendo sido destacado na década do auge do modernismo brasileiro - veja AQUI o texto onde trago ícones desta época como Carnem Miranda, Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi e até mesmo a Bossa Nova - hoje volta a ter brilho por caçadores de verdadeiros talentos.

A hotelaria foi uma das primeiras a caçar este valor. Hotéis internacionais, como o Palácio Tangará em São Paulo, um dos mais luxuosos do país, tem o projeto de interiores assinado pela arquiteta Patricia Anastassiadis, que apresenta um trabalho de alfaiataria arquitetônica, inspirada em documentos naturalistas como os pintados por Debret, Eckhout e Rugendas sobre o Brasil.

 

“Quero mostrar que dentro desse hotel tudo é nacional: a qualidade dos nossos minerais, a sofisticação das matérias-primas, o nosso design. Falamos, sim, de um Brasil riquíssimo em belezas naturais, mas também de um dos marcos mundiais do Modernismo, de um lugar absolutamente cosmopolita – tudo mantendo o DNA dos grandes hotéis da Oetker. É quase um olhar estrangeiro, só que de dentro para fora”, conta Patricia.

 

Em Fernando de Noronha, a Pousada Maria Bonita inovou ao apresentar uma proposta inédita naquela região. O projeto é assinado pela arquiteta Angela Chinasso, que trouxe brasilidade e muito conforto para o espaço. A decoração da pousada mistura materiais naturais e peças de design, artesanato e mobiliário nacional de forma elegante sem tirar o tom rústico tão celebrado pelos frequentadores da ilha. Destaque para as peças do designer Sérgio Matos, como as luminárias dos quartos, que são cestos indígenas produzidos no Amazonas. O teto forrado com palha de dendê trançada manualmente está em harmonia com o mobiliário Artefacto e as roupas de cama com tecidos finos.

       Fotos da Pousada retiradas do próprio site que destacam a brasilidade

 

Outros dois grandes exemplos que vivenciei no começo de 2020 foi em Jericoacoara/CE representado pelo regionalismo nordestino do grupo La Villa - confira AQUI matéria exclusiva publicada na TOPVIEW, e do grupo Gran Meliá Iguazu, localizado no Parque Nacional Iguazu, lado argentino das Cataratas do Iguaçu, e que valorizou 100% em seus interiores os índios guaranis que habitam e contam as histórias da região - confira matéria AQUI em meio a natureza.

Adriano em Jericoacoara                       Foto em Jericoacoara/CE. Destaque para o regionalismo

 

A bandeira do Brasil

Observando o texto, encontramos a grande oportunidade de novamente valorizar o que é nosso sendo brasileiros unindo os sentimentos que o design pode proporcionar ao mercado imobiliário, aumentando o valor, não só financeiro para os projetos, como também o emocional às nossas vidas.

Caminho que já vemos ser o do morar e trabalhar, o de viajar e se alimentar, o de cuidar-se e aprender, até mesmo o de se entreter.

Com a brasilidade em alta e os números demonstrando que a economia reage ao novo normal, cabe as pessoas aumentarem a racionalidade ao ponto de acreditar ainda mais em suas intuições, que, por convicção e grande aposta, tem direcionado a levantar a bandeira do Brasil para seguir.

 

Movimento TOPVIEW
Adriano Tadeu Barbosa
Adriano Tadeu Barbosa Seguir

Sou um comunicador que busca movimentos do Mercado de Luxo para diferenciar pessoas no Marketing Pessoal, desde 2006, com aprovações nacionais e internacionais e conteúdos em diversos formatos para mim e marcas que acredito.

Ler conteúdo completo
Indicados para você