[ editar artigo]

A importância do design no mercado imobiliário

A importância do design no mercado imobiliário

O mobiliário influencia na valorização do imóvel. Para garantir uma experiência real ao consumidor, o segmento de imóveis de alto padrão no mercado imobiliário tem investido em apartamentos decorados com mobiliário requintado, parcerias com grandes marcas e convite de nomes importantes da arquitetura para comandar os projetos. Tudo isso para garantir o cuidado com os detalhes e qualidade dos materiais, que trazem sofisticação e conforto aos moradores.

De acordo com o SECOVI-SP, as vendas para o mercado imobiliário de luxo crescem a um ritmo de 20% ao ano no Brasil - e não diminuíram com a pandemia.

Em comunicado ao mercado no início de julho sobre prévia de resultados, o grupo JHSF anunciou que as vendas na Fazenda Boa Vista subiram 532% na comparação do 2º trimestre de 2019 com o mesmo período deste ano. As vendas saíram de R$ 45,6 milhões e foram para R$ 288 milhões.

Só em Curitiba, o número de edifícios de luxo ou superluxo lançados subiu 250% em 2019.

A última pesquisa da Brain sobre o mercado de imóveis de alto padrão e de luxo, de Curitiba, se refere ao primeiro trimestre deste ano. Neste período, houve um aumento de 37,5% na venda de imóveis de alto padrão e de luxo, com a comercialização de 227 apartamentos na Capital. Deste total, 142 apartamentos foram na categoria de alto padrão, contra 57 de janeiro a março de 2019, ou seja, 149% a mais.

E o perfil do cliente, segundo a SIS3 Imóveis, imobiliária especializada em imóveis assinados e de alto padrão, tem procurado casas em condomínios, coberturas, casas de praia e chácaras, com propostas objetivas e à vista financeiramente.

Mesma opinião do presidente da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), Luiz Antônio França, que diz ter verificado, por meio de pesquisa de tendências, que os compradores passaram a valorizar mais sacadas, casas, jardins e coberturas. “É uma mudança de comportamento importante", segundo entrevista realizada pela Folha de São Paulo em julho de 2020.

 

"É a forma de investir com segurança, incluindo clientes investidores que estão retirando seus recursos da baixa rentabilidade da renda fixa e procurando imóveis diferenciados, até mesmo salas comerciais e lajes em edifícios com selos de certificação ambiental como o LEED, garantindo a economia de energia e outros atributos que valorizam o negócio", afirma Fernanda Cunha, uma das sócias da SIS 3 Imóveis.

 

Mudanças e novos conceitos do Luxo

Mudando o tom do texto para uma escrita mais pessoal e buscando trazer os novos conceitos do Luxo, conseguimos entender que a definição foi acelerada com a COVID-19. 

O que antes vínhamos percebendo que o luxo representava ao nos fazer sentir o alto padrão, agora se acelerou e ficou ainda mais intenso.

Buscamos mais segurança, liberdade e conforto, atributos que se associaram à conexão com a natureza, individualidade e o poder trabalhar e morar no mesmo local.

Para comprovar e até mesmo exemplificar todo este movimento, conversei com a arquiteta Suelen Parizotto em uma LIVE descontraída no meu instagram.com/adrianotadeubarbosa e no instagram.com/patiobatel no dia 15/julho, que você pode rever clicando na imagem abaixo ou AQUI.

 

Suelen Parizotto é arquiteta com forte atuação em Curitiba/PR e vem se destacando no mercado imobiliário com projetos assinados buscando no design o aumento da sua autenticidade.

O design toma proporções porque estamos interessados em histórias que ele nos conta. Muito também associado à arte, ao artesanal, chegando a termos como alfaiataria arquitetônica, que tem por essência nos causar estímulos emocionais.

Destacando do luxo um dos novos conceitos que é o que sentimos.

       Projeto assinado pela arquiteta Suelen Parizotto usando mobiliário Artefacto

 

Olhando para nossas casas, elas ficarão para sempre como centro de nossas atenções, pois, por mais que o mundo volte com a dinâmica de antes, o que temos experimentado em estar em contato com o nosso refúgio que se tornou nosso novo morar, nunca mais será desapegado.

Aqui, quero puxar o olhar orgânico e a ancestralidade que o feito à mão por designers e artesãos em marcas como Artefacto, que tem por essência este conceito e que representa muito da nossa brasilidade lá fora, tem se dedicado ao trabalhar com nomes como Sérgio Matos e Patrícia Anastassiadis, puxando arquitetos locais que seguem a mesma linha de criação, como Suelen.

O morar bem e a qualidade de vida já eram protagonistas do alto padrão, e hoje, com cada vez mais a associação do design ao mercado imobiliário, soma à valorização de peças assinadas na decoração, arquitetura e arte, o investimento que pessoas fazem em seus locais de viver e trabalhar.

     Projeto assinado pela arquiteta Suelen Parizotto usando mobiliário Artefacto

 

A brasilidade que destaca

Em um país continental, com tantas histórias e pluralidade, o valor se dá ao descobrir o que é único, muito destacando a regionalidade e pessoas, verdadeiros artesãos com técnicas ancestrais que passam por gerações.

O que por um certo momento foi esquecido por muitos de nós, tendo sido destacado na década do auge do modernismo brasileiro - veja AQUI o texto onde trago ícones desta época como Carnem Miranda, Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi e até mesmo a Bossa Nova - hoje volta a ter brilho por caçadores de verdadeiros talentos.

A hotelaria foi uma das primeiras a caçar este valor. Hotéis internacionais, como o Palácio Tangará em São Paulo, um dos mais luxuosos do país, tem o projeto de interiores assinado pela arquiteta Patricia Anastassiadis, que apresenta um trabalho de alfaiataria arquitetônica, inspirada em documentos naturalistas como os pintados por Debret, Eckhout e Rugendas sobre o Brasil.

 

“Quero mostrar que dentro desse hotel tudo é nacional: a qualidade dos nossos minerais, a sofisticação das matérias-primas, o nosso design. Falamos, sim, de um Brasil riquíssimo em belezas naturais, mas também de um dos marcos mundiais do Modernismo, de um lugar absolutamente cosmopolita – tudo mantendo o DNA dos grandes hotéis da Oetker. É quase um olhar estrangeiro, só que de dentro para fora”, conta Patricia.

 

Em Fernando de Noronha, a Pousada Maria Bonita inovou ao apresentar uma proposta inédita naquela região. O projeto é assinado pela arquiteta Angela Chinasso, que trouxe brasilidade e muito conforto para o espaço. A decoração da pousada mistura materiais naturais e peças de design, artesanato e mobiliário nacional de forma elegante sem tirar o tom rústico tão celebrado pelos frequentadores da ilha. Destaque para as peças do designer Sérgio Matos, como as luminárias dos quartos, que são cestos indígenas produzidos no Amazonas. O teto forrado com palha de dendê trançada manualmente está em harmonia com o mobiliário Artefacto e as roupas de cama com tecidos finos.

       Fotos da Pousada retiradas do próprio site que destacam a brasilidade

 

Outros dois grandes exemplos que vivenciei no começo de 2020 foi em Jericoacoara/CE representado pelo regionalismo nordestino do grupo La Villa - confira AQUI matéria exclusiva publicada na TOPVIEW, e do grupo Gran Meliá Iguazu, localizado no Parque Nacional Iguazu, lado argentino das Cataratas do Iguaçu, e que valorizou 100% em seus interiores os índios guaranis que habitam e contam as histórias da região - confira matéria AQUI em meio a natureza.

Adriano em Jericoacoara                       Foto em Jericoacoara/CE. Destaque para o regionalismo

 

A bandeira do Brasil

Observando o texto, encontramos a grande oportunidade de novamente valorizar o que é nosso sendo brasileiros unindo os sentimentos que o design pode proporcionar ao mercado imobiliário, aumentando o valor, não só financeiro para os projetos, como também o emocional às nossas vidas.

Caminho que já vemos ser o do morar e trabalhar, o de viajar e se alimentar, o de cuidar-se e aprender, até mesmo o de se entreter.

Com a brasilidade em alta e os números demonstrando que a economia reage ao novo normal, cabe as pessoas aumentarem a racionalidade ao ponto de acreditar ainda mais em suas intuições, que, por convicção e grande aposta, tem direcionado a levantar a bandeira do Brasil para seguir.

 

Movimento TOPVIEW
Adriano Tadeu Barbosa
Adriano Tadeu Barbosa Seguir

Sou um profissional do pensamento e da prática, um comunicador que busca movimentos do Mercado de Luxo para diferenciar pessoas no Marketing Pessoal, desde 2006, com aprovações nacionais e internacionais e conteúdos em diversos formatos.

Ler conteúdo completo
Indicados para você